sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Walter Mattos é homenageado.



O Presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, Walter Mattos, foi homenageado pela Loja Maçônica Luz e Trabalho, de Valparaíso de Goiás, em sessão realizada na sede da própria Instituição. A sessão teve como objetivo comemorar os vinte e sete anos de fundação da loja na cidade e, na ocasião, Mattos lançou o seu primeiro livro no qual relatou em suas páginas iniciais, a história da loja maçônica no município desde a sua instalação. O parlamentar destacou o respeito e a admiração pelo trabalho da Instituição.

O livro conta um pouco da história de Valparaíso e expõe relatos de alguns maçons que participaram da fundação da loja no município. Conforme registro checado nas atas das sessões coube ao maçom, Alexandre Pantolfi, proprietário da Drogaria Acácia, à época, a iniciativa de mobilizar maçons para viabilizar, em meados de 1982, a fundação da Loja Maçônica no município.

Segundo Mattos, o resultado desse movimento produziu bons frutos e já em 13 de outubro do mesmo ano foi realizada a reunião de fundação da Loja Luz e Trabalho. Na época estavam envolvidos Raimundo Rodrigues dos Santos, que veio a ser o presidente Interino da Loja, além de Luiz Rodrigues Froes, Marco Túlio de Oliveira, Antônio Tonietto, Odécio Pedrosa Fonseca, Rufino Peixinho de Castro e Afonso Miranda da Silva, que compuseram pela ordem, a Diretoria Provisória da Loja.

Mattos lembrou que, para concretizar a fundação, era necessário que a deliberação partisse de maçons em atividade em uma loja regular. Contou-se na oportunidade com os integrantes da Loja Maçônica Estrela de Luziânia, Wantuil Guimarães, Gaspar Alves Pereira, Alberto Paula de Souza, Temístocles Pimentel, José de Arimatéia Reis e Nilton Eduardo Cândido. Na reunião realizada em 13 de outubro de 1982, além de se criar a nova Loja definiu-se também o seu nome de Luz e Trabalho.

2 comentários:

  1. Muito bom isso!
    Não sabia que havia Loja Maçônica de tamanho prestígio em Valparaíso. Fico orgulhoso por fazer parte dessa grande família, como sobrinho Demolay!
    Grande abraço!
    Leandro Mota

    www.arquitetoleandromota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua luta por essa gente tão desamparada do entorno sul, pois sabemos que faz falta, pessoas como você, para lutar em prol desse povo que mora em terra de nimguém.

    ResponderExcluir