domingo, 29 de maio de 2011

Vereador Walter Mattos lança seu livro em escolas da cidade - Homenageando os 16 anos de Emancipação de Valparaiso de Goiás

O Vereador Walter Mattos estará nos próximos dias 07 e 08 de junho, lançando seu livro "Valparaiso de Corpo e Alma" em diversas escolas e faculdades do Município de Valparaiso de Goiás, esse trabalho já vem ocorrendo desde 2008 quando o livro foi lançado na cidade e alcançou uma grande popularidade, principalmente por ser a primeira obra que retrata a historia de Valparaiso.
Nesses lançamentos existirá momentos especiais, até porque será a primeira vez que o vereador lançará no Colégio Estadual do Valparaiso I, escola que deu origem ao primeiro grupo cultural da cidade o famoso Corpo e Alma, que hoje é um dos temas relatados no livro do vereador.

sábado, 21 de maio de 2011

Vereador Walter Mattos prestará homenagem aos 16 anos


Nos próximos dias 07 e 08 de Junho,^mês em que a Cidade de Valparaiso de Goiás comemora 16 anos de Emancipação Política,
o Vereador Walter Mattos lançará seu livro em diversas escolas do Município.
O Livro "Valparaiso de Corpo e Alma", foi a primeira obra escrita contando a história da Cidade de Valparaiso de Goiás, hoje refe-
rencia em escolas e faculdades.

sábado, 14 de maio de 2011

VEREADOR WALTER MATTOS DEBATE LIBERDADE 123 ANOS DEPOIS - VALPARAISO DE GOIÁS


O Presidente do Centro Umbandista Caminho de Aruanda — CUCA, Pai Rodrigo de Xangô, em nome de sua família de santo, agradece a V.Exa. a iniciativa, em conjunto com o FOAFRO, da realização da Sessão Solene Liberdade, 123 Anos Depois, realizada ontem, dia 13 de maio, na Câmara Municipal de Valparaíso.
A sessão foi um sucesso em todos os aspectos e superou as expectativas. Enfatizamos a presença maciça dos Srs. Vereadores, das comunidades de terreiros, autoridades religiosas, políticas, magistrados, e principalmente a população de Valparaíso, demonstrando a força que, juntos, podemos ter.
Somos um povo carente de políticas públicas, apoio e organização. Mas, com iniciativas como a de V.Exa., poderemos suprir todas essas dificuldades e realizarmos grandes feitos.
Ontem foi uma demonstração, na prática, de uma frase que cito sempre no nosso terreiro: "Quem quer, faz; quem não quer, inventa desculpas". Está na hora de o povo de santo e o Estado pararem de inventar desculpas. É hora de agir.
Para finalizar, ratifico o agradecimento a V.Exa. pela iniciativa e parceria que, de certo, será duradoura e promissora.
Foi simplesmente fantástico, o Fórum Permanente Religioso Afrobrasileiro realizado na Câmara de Vereadores de Valparaiso, através do Gabinete do Vereador Walter Mattos com a presença de muitos parlamentares, o assessor especial da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, Arquicelso Bites, o engenheiro Fernando Pádua, o Prof. da UNB, Nelson Inocêncio, o Baba Alaiyè Alexandre de Oxalá, A Coordenadora do Foafro Valparaiso, Dalila de Légua e muitos outros.

E quem também deu um show, foi o Grupo de Capoeira AVE BRANCA, o Marcos Vinícios com seu grupo de danças e o Vereador da Cidade Ocidental Glauber Morlé, com uma instrutiva palestra sobre a história da Comunidade Quilombola do Mesquita na Cidade Ocidental.

Parabéns Afrodescendentes de Valparaiso, vocês deram um Show!

Redação Valtv/Imagens: Fred Gurgel

domingo, 8 de maio de 2011

VEREADOR WALTER MATTOS HOMENAGEIA AS MAES






O Vereador Walter Mattos esteve no dia das maes homenageando varias maes em um grande evento realizado no Bairro Ipanema, promovido pela Associação de Moradores do Bairro e coordenado pelos amigos Fred e Suely, Mattos deu boas vindas a mais de 200 convidados e fez sorteios de brindes e cantou os parabéns a todas.
Mattos relatou a importancia das maes para a formação da familia e a importancia dos filhos em manter esse laço de amor a querida mae em todos os momentos, convidou a todos que dessem um beijo em suas maes e que fizessem também orações aquelas que já foram. Ai o vereador lembrou de sua mãe que faleceu a mais de 10 anos e deixou saudades, relatou que visitou o tumulo dela no cemiterio da cidade e fez sua oração a todas aquelas que tambem já se foram.
O vereador assistiu um video com maes guerreiras do bairro e fez questao de4 aplaudir a iniciativa dos amigos Fred e Suely.

sábado, 7 de maio de 2011

Vereador Walter Mattos presta homenagem ao Valparaíso II



Ninguém melhor do que um homem público sério e compromissado com sua cidade para falar de um dos bairros mais queridos da Cidade de Valparaíso de Goiás, Walter Mattos relata uma história que poucos conhecem mais através de belíssimas lembranças, homenageia o Bairro Valparaiso II onde mora à 28 anos.
Quando se chegava ao bairro Valparaíso II poucas casas eram ocupadas, mas havia privilégio de pegar ônibus vazio... por falar em ônibus, a Anapolina já existia naquela época e também já se sofría com a pouca quantidade de ônibus.
Um bairro em que não havia necessidade de muros nas casas; andava-se pelos quintais sem ter que ir até o início da rua. Até mesmo só se saía de casa quando se ouvia o barulho do ônibus saindo da garagem.
Havia poucos moradores, o que era bom, pois havia harmonia, todos se conheciam, se chamavam pelo nome e quando acontecia uma festinha na casa de um, todos iam.
Aqui, uma curiosidade: no Batalhão da Polícia Militar se instalou a sede do Grupo de Escoteiros; ali também eram realizados os comícios políticos da cidade.
Pioneiros como Tomé, Jorge (carioca), Chico da Joana, Léo, da popular Padaria do Léo, Marinete, Divino, Dona Eva, Tião do Sacolão, o pessoal do Bambuzinho, Dona Madalena (Madá) e tantos outros que ajudaram e muito a escrever a história da nossa cidade.
Ainda está na lembrança Divino Borba com um carrinho de mão, indo construir as primeiras paradas de ônibus do bairro, às vezes sozinho, outras, acompanhado de algum morador que também acreditava nas causas sociais.
Ao entrar no bairro, tinha-se uma visão de abandono.Lá havia como cartão postal de entrada dois motéis, um chamado Hollywood e o outro Eleven. Por aquela entrada, que era única, uma pista reta levava à entrequadra. Não se pode deixar de citar a quadra 08 do Valparaíso II, desde sempre considerada a melhor, pois lá aconteciam quadrilhas nas festas juninas, tinha o popular Vôlei e uma turma unida, com pessoas como Penha e Moacir, este, já falecido, Júlio e Regina, Jorge e Márcia, Raimundo e Graça, Cléia e Elesbon, seu Sebastião, nosso ‘paizão’ da Igreja Católica e sua esposa, Maria Aparecida, Sra. Liete Oliveira, e José Sebastião, ambos já falecidos, Sr. Nelson e Sra. Nete. Havia também a Dona Arminda Mattos, querida por todos, que deixou muitas saudades.
Era assim o Valparaiso II: a caixa dàgua, o posto policial, a padaria do Léo, a do Ceará, a escolinha particular “ A turma da Mônica”, localizada na quadra 22. Era assim o Valparaíso II, que passava a abrigar o primeiro complexo de uma faculdade particular. Quem não se lembra da churrascaria Gurgel? Demilson Gurgel, popularmente conhecido como Gurgel, trouxe grandes shows do grupo Corpo e Alma, Squema Seis, entre outros. O trânsito sobre a rua larga passou a ser mais intenso e seus moradores começaram a acreditar que esse bairro seria um dos melhores da cidade.
É assim que esse bairro famoso pelas suas curvas, organizado pelas suas ruas e amado pelos seus morados. Encerra o Vereador pioneiro Walter Mattos.