quinta-feira, 22 de março de 2012

CAMPANELLA FALA DO TRANSPORTE DE BRASILIA E ENTORNO EM VALPARAISO DE GOIÁS
Para o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, que esteve na Cidade de Valparaiso de Goiás, na manhã do dia 22 de março, o transporte de Brasilia organizado irá colaborara e muito com a região do entorno, acreditando que essa organização também passa pelos milhares de servidores públicos ou da iniciativa privada que residem no entorno, mas trabalham no Distrito federal. A palestra que contou com a presença de aproximadamente 200 alunos do Colégio JK Valparaiso, teve a presença do Vereador Walter Mattos-PPL que recepcionou Campanella e fez parte da formação da mesa. O governado do Distrito Federal lançou o edital de licitação para selecionar as empresas que vão integrar o novo sistema de transporte público da capital do país. Praticamente toda a frota de ônibus deverá ser substituída até janeiro do ano que vem. O novo sistema muda a forma de licitação, que antes era feita por linhas. Agora será por áreas de atuação.O Distrito Federal vai ser dividido em cinco grandes regiões e a empresa que ganhar a licitação para cada uma delas vai explorar os serviços por dez anos.
Apenas a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), empresa pública do DF, e as cooperativas de microônibus não serão atingidas pelas mudanças. A TCB, no entanto, ampliará a participação no setor seletivo de transporte. Atualmente, a estatal opera uma linha exclusiva de ônibus executivo que liga o Aeroporto Internacional de Brasília aos setores hoteleiros Sul e Norte e à Esplanada dos Ministérios. Segundo o governador do DF, Agnelo Queiroz, sem mudanças radicais no atual modelo, em dez anos a locomoção no Distrito Federal ficará inviável. “O sistema de transporte do DF está superlotado e só há uma solução: criar um sistema de transporte público de qualidade". Atualmente, o sistema de transporte público na capital é dominado por um duopólio. No novo modelo, as empresas só poderão operar em uma única região. Dessa forma, cada empresa não deverá deter mais de 20% do mercado. A frota total deverá chegar a 3 mil ônibus.

Um comentário:

  1. Parabéns Nobre vereador Walter, Valparaíso de Goias precisa de mais eventos de cabeças pensantes assim. Abraço do amigo Marco Braga Vice Presidente PPL Valparaíso.

    ResponderExcluir