segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SÃO FRANCISCO DE ASSIS “Valparaíso I, uma história”

O padroeiro da cidade-Contada pelo Vereador Walter Mattos


São Francisco nasceu em 1181/1226, em Assis, na Itália. Foi batizado com o nome de Giovanni di Pietri, mas seu nome foi mudado pouco tempo depois para Francisco, pois seu pai Petri di Bernardone era comerciante e viajava muito à França, mudando o nome do filho em homenagem ao local em que fazia bons negócios.
Em 1198, acontece um conflito em Assis, entre a nobreza e os comerciantes. Os nobres se refugiam em Perusa, uma pequena cidade próxima de Assis, onde São Francisco ficou preso por um ano até o ano de 1204. Em Perusa,também estava a família de Clara.
Ao voltar para Assis, São Francisco, doente, começa sua conversão gradual, se dedicando a dar esmolas, oferecendo até suas roupas aos pobres, tendo visões e começando a desprezar o dinheiro e as coisas mundanas. Até que ele se encontra com um leproso, dá-lhe esmola e um beijo. Este acontecimento marcou tanto a vida dele que, dos muitos fatos ocorridos em sua vida, foi o primeiro que entrou em seu testamento, “pois o que antes era amargo se converteu em doçura da alma e do corpo”.
Outros encontros confirmaram ainda mais a vocação de São Francisco. Nas ruínas da igreja São Damião recebeu do crucificado o mandato de restaurar a Igreja. Obediente ao mandato, São Francisco pôs-se logo a trabalhar. Reconstruiu três pequenas igrejas abandonadas: a de São Damião, a de Santa Maria dos Anjos e a de São Pedro.
Seu pai, envergonhado do novo gênero de vida adotado por Francisco, queixou-se ao bispo de Assis da prodigalidade do filho e, diante do prelado, pediu a Francisco que lhe devolvesse o dinheiro gasto com os pobres. A resposta foi a renúncia à vultosa herança: despindo, ali, suas vestes, Francisco exclamou: “... doravante não direi mais pai Bernardone, mas Pai nosso que estás no céu...”
A partir desse momento, passa a viver na pobreza e inicia a ordem franciscana. Cresce o número de companheiros, 1209 já são 12. Cria uma regra muito breve e singela, que o papa Inocêncio III aprova em 1210, e cujas diretrizes principais eram pobreza e humildade. Surge, assim, a Fraternidade dos Irmãos Menores, a Primeira Ordem.
No Domingo de Ramos de 1212, uma nobre senhora, chamada Clara de Favarone, foi procurar Francisco para abraçar a vida de pobreza. Alguns dias depois, Inês, sua irmã, segue-lhe o caminho. Surge a Fraternidade das Pobres Damas, a Segunda Ordem. Aqueles que eram casados ou tinham suas ocupações no mundo e não podiam ser frades ou irmãs religiosas, mas queriam seguir os ideais de Francisco, não ficaram na mão: por volta de 1220, Francisco deu início à Ordem Terceira Secular, para homens e mulheres, casados ou não, que continuavam em suas atividades na sociedade, vivendo o Evangelho.
A Ordem Franciscana cresceu com o passar dos anos. Em 1219, houve uma grande expansão para a Alemanha, Hungria, Espanha, Marrocos e França. Neste mesmo ano, São Francisco vai, em missão, para o Oriente. Durante sua ausência, vigários modificam algumas regras da Ordem e no mesmo ano de 1219 São Francisco se demite da direção da Ordem.
Com o crescimento da Ordem, quase 5.000 frades em 1221, uma nova regra foi escrita por São Francisco em 29 de novembro de 1223 , a qual foi aprovada pelo papa Honório. É a que vigora até hoje.
Em 1224, no dia 17 de setembro, São Francisco recebeu as chagas de Jesus crucificado em seu próprio corpo; esse fato ocorreu no Monte Alverne, um dos eremitérios dos frades.
Os últimos escritos de São Francisco são entre 1225 e 1226; dentre eles. O Cântico das Criaturas e o Testamento. Nesses mesmos dois anos, Francisco vai a vários lugares da Itália para tratar de suas vistas. Passa por diversas cirurgias. Morre aos 03 de outubro de 1226, num sábado.
Morreu nu aquele que começou a vida de conversão nu na praça de Assis diante do bispo, do pai e de amigos. Morreu ouvindo o Evangelho de João, onde se narra a Páscoa do Senhor, aquele que recebeu os primeiros companheiros após ouvir o Evangelho do envio dos apóstolos. Foi sepultado no dia 04 de outubro de 1226, Domingo, na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis.
São Francisco de Assis foi canonizado em 1228 por Gregório IX e seu dia é comemorado em 04 de outubro.
Em 25 de maio de 1230 , os ossos de São Francisco foram levados da Igreja de São Jorge para a nova Basílica construída para ele, Basílica de São Francisco, hoje aos cuidados dos Frades Menores Conventuais.
Em Valparaíso não foi diferente. A iniciativa de um amigo, chamado Reinaldo, que, na época, Secretário de Governo da Administração 2001/2004 , chamou um artista plástico para esculpir a imagem de São Francisco, que seria instalada no Balão principal do Valparaíso I.
Uma grande polêmica estava para começar. Um ex-vereador começou a criar dificuldades na instalação da imagem. Iniciava-se uma “guerra santa” em Valparaíso de Goiás.
Este escritor pode testemunhar que a obra não foi paga com recursos públicos, mas entende que poderia, sem problema nenhum, ter sido. Também pode testemunhar a arrecadação na Sala do ex-prefeito Juarez Sarmento, quando Fernando Pádua, Juarez, Reinaldo, Raimundo, entre outros, tiraram do próprio bolso os recursos para pagar a escultura, e o Antônio Ferreiro patrocinou a estrutura em que a imagem seria colocada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário