quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vereador Walter Mattos cobra ação emergencial do Executivo para consertar bocas-de-lobo da cidade



O fato de inúmeros carros estarem caindo em buracos e bocas de lobos em Valparaíso de Goiás, despertou a atenção do vereador Walter Mattos. Em suas visitas de rotina aos bairros da cidade, o parlamentar tem se deparado com inúmeras queixas dos moradores neste sentido. A maioria deles repete a mesma história, afirmando que procuraram por mais de uma vez a Secretaria de Obras para protocolar pedidos de conserto, sem receber nenhum retorno. "As pessoas trabalham, pagam seus impostos e mesmo assim se sentem totalmente desamparadas pelo poder público, não sabendo mais a quem recorrer", observa Walter Mattos.
Para que a situação possa ser amenizada, o vereador está cobrando uma ação mais efetiva por parte da Prefeitura, de caráter emergencial. Quando os casos são tratados isoladamente a repercussão é bem menor, por conta disto o vereador pretende direcionar seu trabalho em 2011 para categorias específicas de problemas que vem atingindo a coletividade.
Entre as questões de infraestrutura, Mattos pretende dar atenção especial a situação das bocas-de-lobo da cidade. Qualquer um que andar pelas ruas da cidade vai encontrar diversas destas caixas coletoras danificadas, com problemas de alvenaria, sem as grelhas de ferro, ou, senão, obstruídas.
O parlamentar alerta que o período ideal para o conserto é durante a estiada, pois, depois, com a ocorrência das chuvas de inverno, a manutenção fica bem mais difícil. "A Prefeitura precisa efetuar periodicamente serviços de conserto, limpeza e desobstrução de bocas-de-lobo e poços de visitas pluviais, de acordo com o mapa das áreas com maiores índices de alagamentos. Ao invés disso, o Executivo tem esperado os problemas acontecerem, para só depois tomar uma atitude", explica. No seu entender , o raciocínio correto é inverso, pois a reparação é muito mais cara do que a prevenção dos problemas. No caso específico das bocas-de-lobo, ele salienta, que além do risco de acidentes com motoristas e pedestres, existe o problema da saúde tendo em vista os riscos de contaminação durante os alagamentos.
Para demonstrar que a situação é generalizada bastou uma rápida visita aos bairros das diferentes zonas da cidade para diagnosticar que o problema é recorrente não apenas nos mais distantes do centro da cidade, como também nas ruas centrais da cidade.

Um comentário:

  1. Caro amigo e Vereador Walter Mattos,a angústia é tamanha quando se deseja realizar obras de trás para frente...Depois que se faz abertura de rua,pinche,asfalto e meio-fios temos que implorar o restante da obra que seria o início de tudo. Afinal, o Estado paga o salário do Secretário de Obras e Serviços Urbanos, por qual tipo de serviço? Já que compete algumas atribuições desta secretaria:Gerenciar e monitorar a execução do programa de conservação e manutenção de redes de drenagem e bocas de lobo e existente; e Kadê? Programar e executar os serviços corretivos no sistema de drenagem existente, para recuperação do sistema (caixas, poços de visita, descida d’água, redes, canaletas, sarjetas, boca de lobo, quadros e grelhas) e de pequenos serviços de construção de rede pluvial;onde? Programar e supervisionar a execução dos serviços de limpeza, reparo, conservação e desobstrução de córregos, bacias, nascentes e demais mananciais; querem mais... Submeter à Diretoria de Projetos de Infraestrutura e Urbanização informações de pontos críticos para estudo e elaboração de projetos corretivos; este próximo ponto vai ser difícil quando vimos prestação de contas só em outdoor quando é aniversário da cidade... Estabelecer o controle físico-financeiro, bem como o controle tecnológico dos materiais a serem utilizados nos serviços; Durma-se com um barulho deste!

    ResponderExcluir