sexta-feira, 26 de março de 2010

DESAFIO DE MUDANÇA: “Walter Mattos tem compromisso com Valparaíso de Goiás”

Alguns líderes se destacam no mercado de trabalho devido a uma característica que poucas pessoas têm: ser político. Com a habilidade política é mais fácil conseguir êxito e ascender na carreira profissional.
Segundo o diretor de operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, faz parte da liderança ter de lidar com situações de conflitos, administrar egos, brigar por mais espaço, vender idéias, negociar prazos e projetos, entre outras coisas.
Walter Mattos, presidente da Câmara de Valparaíso de Goiás, que conseguiu uma das maiores lideranças no parlamento, sendo o primeiro vereador a assumir por três vezes a presidência daquela casa, sempre destaca que nem sempre aqueles que são excelentes técnicos conseguem ascender profissionalmente mais rápido do que aqueles líderes que possuem suas habilidades políticas mais desenvolvidas.
Como nem todas as pessoas nascem com a habilidade política, é possível trabalhar para desenvolver a competência. O profissional deve manter uma rede ampla de relacionamentos com pessoas-chave da empresa e em seu setor de atuação. Mattos sempre fala em seus discursos “ Todos nos políticos sérios devemos escutar a equipe, demonstrar consideração aos membros, respeitar necessidades e sentimentos das pessoas, manter equilíbrio pessoal e usar de inteligência emocional diante de situações de especial tensão.
Com essa tese, Walter Mattos tem demonstrado ser um grande líder e o político que mais aglutina lideranças para as ações em prol de um Valparaíso melhor.
Dono de um eleitorado que cresceu da primeira para as últimas eleições em mais de 300%, Mattos considera esse crescimento um reconhecimento ao seu trabalho, de equipe e popular lado a lado com os moradores.
O líder deve ficar atento para que, durante o processo, não exerça a chamada “politicagem”, diferente da verdadeira política.
“Sentir prazer em botar o circo para pegar fogo, gerando desagregação entre pessoas, e justificar suas falhas ou erros como consequência da incompetência dos outros que fazem parte do processo, são indícios de 'politicagem'”, explicou Walter Mattos em sua palestra em uma conceituada faculdade da cidade, classificando de maus políticos aqueles que não cumprem compromissos.
Aprender a fazer o jogo político é um exercício que exige reflexão e flexibilidade. Na prática, na medida em que o líder almeja assumir cargos mais altos, é preciso que ele desenvolva a habilidade para conduzir relações de poder ou saber lidar com pessoas.
Esse é o político Walter Mattos, líder nato de uma geração que conhece os problemas da cidade e hoje administra uma casa com mais de 64% de aprovação, diferentemente de quando assumiu, onde tomou posse em uma gestão após o maior escândalo que a cidade de Valparaíso de Goiás assistiu, com dois vereadores presos e outros que envergonharam o parlamento municipal.
O seu papel de administrador, conciliador e entendedor do poder de aglutinação faz com que os vereadores da cidade hoje possam andar de cabeça erguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário