quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vereador Walter Mattos presta homenagem ao Valparaíso II

Ninguém melhor do que um homem público sério e compromissado com sua cidade para falar de um dos bairros mais queridos da Cidade de Valparaíso de Goiás, Walter Mattos relata uma história que poucos conhecem mais através de belíssimas lembranças, homenageia o Bairro Valparaiso II onde mora à 28 anos.
Quando se chegava ao bairro Valparaíso II poucas casas eram ocupadas, mas havia privilégio de pegar ônibus vazio... por falar em ônibus, a Anapolina já existia naquela época e também já se sofría com a pouca quantidade de ônibus.
Um bairro em que não havia necessidade de muros nas casas; andava-se pelos quintais sem ter que ir até o início da rua. Até mesmo só se saía de casa quando se ouvia o barulho do ônibus saindo da garagem.
Havia poucos moradores, o que era bom, pois havia harmonia, todos se conheciam, se chamavam pelo nome e quando acontecia uma festinha na casa de um, todos iam.
Aqui, uma curiosidade: no Batalhão da Polícia Militar se instalou a sede do Grupo de Escoteiros; ali também eram realizados os comícios políticos da cidade.
Pioneiros como Tomé, Jorge (carioca), Chico da Joana, Léo, da popular Padaria do Léo, Marinete, Divino, Dona Eva, Tião do Sacolão, o pessoal do Bambuzinho, Dona Madalena (Madá) e tantos outros que ajudaram e muito a escrever a história da nossa cidade.
Ainda está na lembrança Divino Borba com um carrinho de mão, indo construir as primeiras paradas de ônibus do bairro, às vezes sozinho, outras, acompanhado de algum morador que também acreditava nas causas sociais.
Ao entrar no bairro, tinha-se uma visão de abandono.Lá havia como cartão postal de entrada dois motéis, um chamado Hollywood e o outro Eleven. Por aquela entrada, que era única, uma pista reta levava à entrequadra. Não se pode deixar de citar a quadra 08 do Valparaíso II, desde sempre considerada a melhor, pois lá aconteciam quadrilhas nas festas juninas, tinha o popular Vôlei e uma turma unida, com pessoas como Penha e Moacir, este, já falecido, Júlio e Regina, Jorge e Márcia, Raimundo e Graça, Cléia e Elesbon, seu Sebastião, nosso ‘paizão’ da Igreja Católica e sua esposa, Maria Aparecida, Sra. Liete Oliveira, e José Sebastião, ambos já falecidos, Sr. Nelson e Sra. Nete. Havia também a Dona Arminda Mattos, querida por todos, que deixou muitas saudades.
Era assim o Valparaiso II: a caixa dàgua, o posto policial, a padaria do Léo, a do Ceará, a escolinha particular “ A turma da Mônica”, localizada na quadra 22. Era assim o Valparaíso II, que passava a abrigar o primeiro complexo de uma faculdade particular. Quem não se lembra da churrascaria Gurgel? Demilson Gurgel, popularmente conhecido como Gurgel, trouxe grandes shows do grupo Corpo e Alma, Squema Seis, entre outros. O trânsito sobre a rua larga passou a ser mais intenso e seus moradores começaram a acreditar que esse bairro seria um dos melhores da cidade.
É assim que esse bairro famoso pelas suas curvas, organizado pelas suas ruas e amado pelos seus morados. Encerra o Vereador pioneiro Walter Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário